quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Bolo de Tapioca

*suspiros*
*suspiros*
*suspiros*
Sim, porque, definitivamente, não há bolo mais saboroso, que o meu paladarzinho já tenha experimentado, do que o nosso tradicional bolo de tapioca, viu minha gente? Tudo bem que o de fubá é luxo, o de coco molhadinho é incrível, mas bolo de tapioca é celestial. E ó... eu sei fazer lindamente, que nem aqueles mais gostosos que já comemos na vida.
=))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Anota aí, que é facílimo e tu também vai arrasar, comadre!Sempre fiz bolo de tapioca de forma intuitiva, mas dessa vez anotei tudo o que eu fiz direitinho para postar como manda o figurino. Fala, se eu não sou fofa?
=)
Na véspera ou pelo menos 8 horas antes de preparar o seu rico bolinho, coloque 2 xícaras de uma boa farinha de tapioca (mas não deixe de fazer se não encontrar uma maravilhosa farinha de tapioca; pode comprar industrializada mesmo, que rola, na bôua) de molho numa mistura de 500ml de leite (metade de vaca, metade de coco natural ou Sococo). No dia seguinte você constatará que a tapioca dobrou de tamanho, absorveu todo o líquido e está beeeeeeem macia. Se ela estiver ressecada, junte mais um pouco de leite, mas só uma hidratadinha básica, tá?
Na batedeira, 2 colheres de sopa gigantes de manteiga com 1 1/2 xícara de açúcar (há quem prefira 2 xícaras, mas eu acho que não carece) até ficar bem homogêno; junte 4 gemas peneiradas (você não vai usar as claras, tá?); bate, bate, bate, até ficar bem lisinho e sem cheiro de ovo; agora junte aos poucos a tapioca macia, branca, imaculada... vá incorporando 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, e 100g de coco ralado sem açúcar (recomendo Sococo sempre no caso de não usar o natural). É provável que você precise acrescentar a essa altura um pouco de leite, caso a massa se apresente um pouco seca, mas muita calma nessa hora, pois não é para virar um creme, pois a massa do bolo de tapioca é encorpada. E outra: rende viu? Dá um bolo enoooooorme (usei uma redonda de diâmetro 30). Bom, agora é só deitar a massa em forma untada e enfarinhada, e levar ao forno pré-aquecido por sei lá eu quanto tempo, pois cada forno é uma viagem, né? Mas no meu foi coisa de 20 minutos. Ele vai dourar por cima, e daí você espeta um trem para ver se tá bom.A cobertura você faz cozinhando uma lata de leite condensado na pressão por 30 minutos, depois que começar a apitar. Espera esfriar e abre. Ele fica bem denso e com uma cor de caramelo. Tudo isso para você espalhar sobre o bolo e depois... chuva branca de coco ralado.
=))))
Eu nem preciso da cobertura para ser feliz, mas eu não disse que queria postar o seu formato mais tradicional por aqui? Então...



Não deixe a vida passar sem fazer um bolo de tapioca... Promete?
*Com Amor*

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Pudim Divino



A receita é bem diferente da tradicional, de leite condensado. Aqui, o pudim fica muito, muito, muito cremoso e sem furinhos. Uma receita rende um pudim bem grande, enorme, coisa pra você fazer quando receber a família inteira... quer dizer, isso se minha mãe não estiver nessa família né? Rá!

Bata no liquidificador por 2 minutos (isso é que o deixa cremosão): 2 latas de leite condensado, 2 de leite, 1 caixinha de creme de leite, 3 ovos e 1 colher (sopa) de maizena.* como é muito líquido, é preciso bater em 2 etapas.Coloque na fôrma caramelada e leve ao forno em banho-maria por 45 minutos ou até que passe pelo teste do palito. Espere esfriar e desenforme lindamente.